O   M A I N E   C O O N

Uma das raças naturais mais antigas da América do Norte, o Maine Coon é considerado como um nativo do estado do Maine. A maioria dos criadores de Maine Coon acreditam que a raça originou-se do cruzamento entre gatos domésticos de pêlos longos pré-existentes no local com gatos de pêlos longos que atravessaram o mar junto com o homem.

 

Os Maine Coons estabeleceram-se no Maine há mais de um século como uma raça forte e amável de gato doméstico, bem “equipado” para sobreviver ao inverno hostil da Nova Inglaterra.

Símbolo do Estado do Maine (EUA)

Tudo no Maine Coon favorece para a sua fácil adaptação a um clima áspero. Sua pelagem é lisa, lustrosa, pesada e à prova d’água é como de nenhuma outra raça, e deve ser sentida para ser apreciada. É mais longa na região da barriga e peito para proteger do contato com a neve, e mais curta nas costas e no pescoço. A cauda é longa e peluda, e o gato a envolve em torno de si quando dorme, para proteger-se dos invernos frios. Suas orelhas possuem tufos de pêlos nas pontas e internamente, para proteção contra o frio, e têm uma escala de movimento grande. Os pés grandes, redondos e com tufos de pêlos servem como “sapatos de neve”. Seus olhos e orelhas grandes são também traços de sobrevivência, servindo para aumentar a visão e a audição. O focinho relativamente longo e quadrado facilita agarrar a presa e desviar da água dos córregos e das poças.

 

Os Maine Coons são gatos altos, musculosos e de ossatura grande e forte. Os machos alcançam geralmente 10 quilos e as fêmeas, aproximadamente 7 quilos. Os Maine Coons desenvolvem-se até seus 3 ou 5 anos de idade.

 

Fonte: State Cat - Maine Coon Cat

LinkMaine.gov - Secretary of State - Matthew Dunlap

Reconhecimento da Raça

Maine Coon é uma raça de gato estadunidense. É considerada a raça americana de pêlo longo mais antiga, além de ser a maior de todas as raças de gato do mundo. Foi reconhecida como raça oficial no estado norte-americano do Maine, onde era famoso pela sua capacidade de caçar ratos e tolerar climas rigorosos. Também é conhecido como "o gigante gentil".

Capitão Jenks, foi o primeiro maine coon da história a ser levado a uma exposição, em 1861.

Em 1895 em uma das primeiras exposições nacionais felinas em NY, uma gata chamada Cosey ganhou o "Best of Best".

Comportamento e Características Físicas

O Maine Coon é extremamente dócil, meigo e companheiro, dando-se bem com outros gatos e outros animais de estimação, como o cão. É um gato de fácil adaptação e essencialmente muito amigável. Carente de cuidados e atenção, necessita sempre de companhia. Seu miado é um dos mais curiosos, por ser semelhante a um grilo.

Maine Coons são uma das maiores raças de gato doméstico. Os machos pesam de 6 a 11 kg com fêmeas pesando de 4,5 a 6,8 kg. A altura de adultos pode variar entre 25 e 41 cm e atingir um comprimento de até 100 cm, incluindo a cauda, que por sua vez atinge um comprimento de 36 cm e é longa, afunilada e com muito pêlo, quase semelhante a uma cauda de guaxinim. O corpo é sólido e musculoso, necessário para suportar seu próprio peso, e o peito é amplo. Maine Coons possuem uma forma do corpo retangular e demoram a amadurecer fisicamente; seu tamanho total potencial normalmente não é alcançado até que eles tenham de três a cinco anos de idade, enquanto outros gatos levam cerca de apenas um ano.

Originalmente um gato de trabalho, o Maine Coon é resistente, rústico, capaz de suportar fortes condições climáticas. Seu pêlo é macio e seu corpo muito bem proporcionado, de aparência retangular e balanceada, sem partes exageradas em tamanho. É musculoso, de tamanho médio para grande. As fêmeas geralmente são menores que os machos.

 

Os olhos são grandes e expressivos de cor verde, azul ou dourada, além de possuir uma pelagem densa. O padrão mais comum de cores é o marrom (Castanho em Portugal), com marcações do tipo Tabby, mas a raça é reconhecida em todas as cores, com exceção de chocolate, lavanda, pontilhado e o padrão siamês. Com a cabeça grande, mas pequena para o tamanho do corpo, orelhas para cima cheias de pêlos, corpo comprido e cauda ereta, proporcional ao tamanho do corpo.

A pelagem é macia e sedosa, embora a textura possa variar de acordo com a cor. O comprimento é curto sobre a cabeça e ombros, e mais longo na região do estômago e nas laterais. Alguns gatos tem uma juba de leão em torno do pescoço. A pelagem é sujeita a variações sazonais, com a pele sendo mais espessa durante o inverno e mais finos durante o verão. Maine Coons, devido ao seu grande tamanho, têm garras maiores que as outras raças.

Fonte: Maine Coon - Wikipedia

LinkMaine Coon

Patrocinador Oficial

RoyalCanin2017.jpg

© 2018 AMACOON  |  CNPJ: 11.642.125/0001-31  |  amacoon@gmail.com  |  Santos / SP

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

Parceiro

LATAM Cargo.jpg